terça-feira, 4 de agosto de 2009

Voltas e voltas...e inda vai acabar mal...

Boa noite!!!

O acontecimento mais marcante de hoje pode sinceramente acabar por me fazer andar mais uns tempos revoltada, mas eu vou contar para poderem decidir se eu tenho ou não razão para ficar chateada.
Ora bem, quando o Gabriel tinha mais ou menos 2 mesitos resolvi que queria baptizá-lo o quanto antes e de preferência na época quente do ano, assim sendo dirigi-me à Igreja aqui da freguesia de Carvalhosa, actualizei os pagamentos da congra (40€) e informei-me do que era necessário para baptizar o meu príncipe. O ajudante do padre disse-me que arranja-se uma Certidão de Idoneidade da madrinha do meu filho, pois o padrinho como pertencia à mesma freguesia estava ao acesso deles, e que preenchesse um formulário que deveria entregá-lo no dia da reunião, deu-me ainda uma espécie de calendário onde tinha as datas dos baptizados e dos dias das reuniões. Mas o meu erro foi mencionar que não era casada religiosamente, então fui informada que deveria conversar como o padre.
Assim fiz, uma quarta-feira no final da tarde dirigi-me novamente lá e esperei pela minha vez para conversar com o padre, ele pareceu disposto a baptizar o menino sem qualquer restrições, dizendo-me até que nem era necessário ter ido conversar com ele, até ao momento em que estupidamente mencionei novamente o facto de não ser casada....aí é que as coisas deram uma reviravolta estrondosa. Deu-me um enorme sermão de porquês, e tretas do costume, chegando ao ponto de me dizer que conciliasse um das horas de atendimento dele com uma folga do Nuno e me dirigisse lá para conversarmos com ele e que lhe soubesse dizer o porquê de desejar que o meu filho fosse baptizado, pois o facto de eu QUERER não era justificação suficiente ou válida.
O tempo passou e lá fomos os 2 novamente a uma conversa com o padre. Após cerca de 1h a tentar convencer-nos a casar, e a usar 1001 forma de explicar o porquê da necessidade de casarmos para baptizar o nosso filho, e chegando mesmo ao ponto de nos dizer que: "Eu por mim não baptizava crianças!", acabou por impor finalmente restrições das quais não podíamos fugir, disse-me calmamente: "Eu baptizo o vosso filho, com uma condição! Que ambos os padrinhos sejam crismados!!!"
Ora aqui é que ele me lixou, ele sabe perfeitamente que 80% da população cristã não é crismada....ele sabia perfeitamente que haveria 80% de possibilidades de pelo menos um dos padrinhos não ser crismado....apeteceu-me matá-lo... Informei-o que não tinha intenções de mudar de padrinhos e saímos.
Nesse mesmo dia a minha mãe usou o seus preciosos contactos e lá conseguiu que a minha prima, que é acólita noutra freguesia, conseguisse que o padre baptizasse o meu filho sem grandes complicações, apenas desejava que nós fossemos à reuniões para o baptizado.
Parecia bom demais para ser verdade, a única coisa chata era o facto de termos de esperar pois o padre iria ser operado e estar de baixa para recuperar.
Mais ou menos em meados de Junho, soube pela minha prima que o padre iria realizar baptizados no dia 15 de Agosto, mas que não aconselhável que marcássemos para esse dia pois havia o risco de não ser ele a realizar o baptismo, acabamos por combinar com ele baptizar o Gabriel no dia 6 de Setembro... e finalmente só faltava esperar pelo dia. :D
Comprei o fato para o baptizado, a toalha, o calçado e até estão a tratar de arranjar a vela.
Fiz os convites eu mesma e as lembranças também com a ajuda de umas dicas no blogue TRICOLLAGE.
Finalizei-os ontem à noite e hoje entreguei todos incluído coloquei no correio os que vão para mais longe. Mas o verdadeiro acontecimento desagradável chegou na hora de almoço. Os meu stios apareceram cá ao café e vinham com uma cara muito má, a minha tia disse "Não trago boas notícias!", para ser sincera ninguém pensou no baptizado mas sim na minha avó que já não é nada jovem e além do mau -feitio (XD) não tem a mesma resistência e saúde de jovem, mas graças a Deus a minha avó estava em óptimo estado.
A má noticia era que o padre da freguesia tinha já sido operado e estava em recuperação, mas descanso a mais fez mal ao homem que decidiu continuar as suas ricas férias, ou seja, não irá voltar à paróquia.... GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!!!!!!
O único padre que não exigia absolutamente nada para baptizar o meu filho resolveu pedir reforma, era só mesmo quem lhe batesse...
O padre que está lá não me recusou o baptismo ao menino, apenas exige que eu me dirija ao padre da minha freguesia e peça a autorização para ir baptizar noutra freguesia... não é nada de especial, certo????
Agora imaginem se tivessem de encarar o grande burro que fez a minha tensão subir, pois não lhe pude bater, e ir pedir-lhe que me dê a autorização para baptizar o meu filho noutro lugar. Irá certamente perguntar-me porquê, e muito provavelmente irá cobrar-me os olhos da cara pela porcaria da autorização.... e o pior disto tudo é que se as coisas correrem mal e processo se atrasar posso ter de alterar a data do baptismo e já tinha convidado o pessoal.....
Enfim, logo veremos como irão correr as coisas, esperemos que bem pois sinceramente não me apetece fazer outros convites, ou ter de avisar que a data mudou.

Sem comentários:

Enviar um comentário